Palavreando
Sobre mim
Nome: O Palavreando é um blog que tem um pouquinho de tudo e de tudo um pouquinho: Entretenimento, literatura, arte, internet, política, comportamento, educação, denúncia, etc


É também ponto de encontro de pessoas ávidas por uma leitura despojada. Portanto, "Seja muito bem vindo!

Sobre a autora do blog: Eu sou Janethe Fontes, escritora, e este é o meu cantinho. Sempre que possível, eu escrevo "alguma coisa" e posto aqui, mas não é diário, nem semanal e nem mensal... é sempre que eu consigo um tempinho em meio a correria do meu dia-a-dia, ok??


Redes Sociais
Histórico
Leituras Sugeridas
Outros sites

Contador

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site


O que é isto?

XML/RSS Feed

Newsletter
Nome:
E-mail:

Incluir Remover

Free Mailing Lists from Bravenet.com


Créditos





O Poder de um Sorriso

Por Janethe Fontes

  

 

Dias desses li um artigo de Luis Eduardo da Matta sobre o humor e fiquei pensando que de fato “para se viver bem, devemos procurar não nos levar muito a sério e adicionar o máximo possível de humor ao nosso dia-a-dia”.

“O humor é importante, pois nos abre os olhos para o ridículo da condição humana e da maioria das situações cotidianas. Se pararmos para pensar, veremos que grande parte do que nos acontece diariamente não tem a menor importância e, no entanto, insistimos em nos aborrecer e nos estressar com elas, em alimentar rancores tão desgastantes quanto desnecessários, em comprar brigas tolas por nada, em sofrer horrores para obter bens materiais que, na semana seguinte, parecerão fúteis e dispensáveis e, no fim das contas, não nos farão grande diferença, sobretudo no aspecto prático.” Alguém já disse que rir é o melhor remédio e, de tão repetida, a máxima virou lugar comum. Mas, independentemente do clichê, ninguém pode negar que o sorriso tem um impacto tão surpreendente que, não raro, desarma ânimos exaltados e gera inclusive uma predisposição ao diálogo. Experimente sorrir para alguém e perceberá que dificilmente ele não lhe sorrirá de volta. Isso porque o sorriso pede outro sorriso em retribuição. “No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele” (Antoine de Saint-Exupéry). Um sorriso sincero comunica nossos sentimentos sem palavras, seja um sorriso de cumprimento, de solidariedade, seja de encorajamento. Pode acontecer que só de vermos em uma foto o sorriso cativante de uma criança reajamos automaticamente com um sorriso também.

 

O que muitas pessoas desconhecem é que sorrir é um hábito e que, como todo hábito, deve ser desenvolvido pelo exercício e pela prática, diz o Dr. Tadeu Alvarenga em seu artigo: O Poder do Sorriso. E ele ensina como exercitar o sorriso: Todo dia de manhã sorria por um período mínimo de 15 minutos. Pode ser em frente ao espelho, no chuveiro, ou dirigindo a caminho do trabalho. Se você sorrir por tempo suficiente, mantendo um estado de espírito relaxado, você verá que o seu humor naturalmente se eleva. Você se sente melhor, mais confiante e mais Feliz. Experimente. Não custa nada 



- Postado por quem? Janethe Fontes Quando? 08:32

[ ]


[ envie esta mensagem ]


-------------------------------------------------------------------



  “Um sorriso” não custa nada e rende muito.

Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o dá.

Dura somente um instante, mas seus efeitos perduram para sempre.

Ninguém é tão rico que dele não precise.

Ninguém é tão pobre que não o possa dar a todos.

Leva a felicidade a todos e a toda parte.

É o símbolo da amizade, da boa vontade. É alento para os desanimados;

repouso para os cansados; raio de sol para os tristes;

ressurreição para os desesperados.

Não se compra nem se empresta.

Nenhuma moeda do mundo pode pagar o seu valor.

 

Não há ninguém que precise tanto de um sorriso como aquele  que não sabe mais sorrir.

 

(Mensagem do livro “Mensagens de Saúde Espiritual”, de Wilson Garcia e diversos autores, Editora Eme)

 



- Postado por quem? Janethe Fontes Quando? 08:31

[ ]


[ envie esta mensagem ]


-------------------------------------------------------------------



Sexta-feira, 25 de Agosto de 2006 

 

Educação para corpo e mente

Por Simone Balliari

 

 

Continuando a escrever sobre atividades que exercem concentração da mente e saúde para o corpo, vamos conhecer um pouco sobre o Aikido.

O Aikido foi criado no Japão em 1942, pelo grande mestre Morihei Ueshiba. A arte tem suas origens no Daito Riu Aikijiujitsu criado por Yoshimitsu Saburo Shinja o sexto filho do imperador Seiwa (850-880 DC), pertencente à família Minamoto. O Aikido ensina claramente o espírito japonês de amor pelas forças da natureza (DAISHIZEN), e o pensamento da realização de ações sempre pensando no caráter coletivo, de respeito à disciplina, a beleza e a elegância da simplicidade em se fazer as coisas porém em harmonia com todos os fatores envolventes. Muitas pessoas procuram esta arte como uma luta para defesa pessoal, buscando eficiência nos ataques e defesas, mas poucos desconhecem que o Aikido pode ser usado para quem queira o melhoramento da saúde, pois tem o poder de tornar o corpo forte e ainda adquirir disciplina moral e mental com a vantagem de se aprender uma defesa pessoal. Nesta modalidade aprende-se uma variedade de movimentos e gestos de improviso com a combinação de membros do corpo e movimentos corporais trabalhados para se obter flexibilidade e eficiência. Muitas pessoas freqüentam academias tentando apenas a aprender técnicas de defesa pessoal, que nada valem hoje em dia, na realidade, onde as pessoas agressivas andam com armas de fogo. É preciso treinar a calma, a tranqüilidade, o domínio das emoções, a segurança, a coragem, e nisto o Aikido pode ajudar muito.

No Aikido o praticante inicia-se na arte, aprendendo a cair e a rolar sem se machucar. Posteriormente começa a relacionar-se com um companheiro de treino, e vai aprendendo suas fraquezas e pontos fortes, bem como a de seus semelhantes. Com o passar do tempo vai desenvolvendo sua sensibilidade a ponto de poder controlar um oponente facilmente com um mínimo de força, bem como a presentir o caráter e as intenções das pessoas logo no primeiro encontro. É uma arte muito útil para as pessoas que estão na direção de grupos humanos, como  gerentes, diretores, e chefes de equipe, pois ensina a liderança e o trabalho conjunto em harmonia dando segurança e coragem para seus praticantes, vencendo o medo que tanto atrapalha no relacionamento humano.

Praticar Aikido é uma excelente maneira de se ganhar saúde bem como aptidão física, além de ser eficiente forma de defesa pessoal e auto-conhecimento.

 

 

Fonte(s): Confederação de Aikido

 



- Postado por quem? Janethe Fontes Quando? 08:27

[ ]


[ envie esta mensagem ]


-------------------------------------------------------------------



Campanha “Quero mais Brasil” – Transparência e Responsabilidade Fiscal já!

Mensagem de Apoio ao Movimento - Claudio Vincenzi

 

 

As novas estrelas do comércio global estão nos comendo. China e Índia começaram pelas bordas, mas já estão chegando nos nossos calcanhares...e não tarda e esse nosso gigantesco País pode cair de joelhos...e novamente perder uma grande oportunidade de saír da condição de país em desenvolvimento, sem falar do fenomenal momento histórico.

 

Se continuarmos quietos, meros espectadores do que está acontecendo no cenário mundial, vamos continuar a ser meros provedores de mão-de-obra para as empresas estrangeiras, só que agora, empregados das empresas dos novos emergentes. E, muito melhor, seremos (somos) também grandes consumidores de seus produtos. Eles já começaram a instalar as subsidiárias de seus conglomerados por aqui. Estão buscando nossa mão-de-obra qualificada, ainda cara para os padrões que procuram. Mas, do jeito que vamos indo logo seremos muito atrativos!

 

Quero deixar claro que não tenho nada contra esses países, pelo contrário, são um exemplo a ser seguido. E nos mostram que eles são muito mais ágeis e competitivos do que nós... em 20 anos, eles saíram de uma condição de muito maior atraso do que o Brasil e hoje nos ultrapassam... só para entendermos o quanto perdemos em estratégia, tática e oportunidades... e nós ainda nos achamos espertos! Melhor ainda, eles nos mostram que existe um caminho.

 

Porque estamos nessa situação? Acredito que é devido à gigantesca ineficiência do Estado em criar condições de desenvolvimento das áreas-chave e na competitividade para a atualidade. Motivos: nossas escolas, nosso sistema de ensino básico, nosso sistema tributário, a administração e a aplicação das verbas públicas de um modo geral, são um verdadeiro absurdo. A saúde publica, idem.

 

A EDUCAÇÃO E A SAÚDE DA POPULAÇÂO É A CHAVE PARA O SUCESSO DE QUALQUER

NAÇÃO.

 

A Índia desenvolve cada vez mais sua indústria de software para computadores, um dos maiores negócios deste século. Estamos falando de milhares de bilhões de US$.  India investe de modo massivo na educação básica e forma uma quantidade brutalmente maior de estudantes de nível superior do que o Brasil. Uma relação de 40 para 1. E isso está fazendo toda a diferença.

 

Nossa enorme dívida pública, resultado em grande parte da nossa conivência com os gastos públicos, impede a disponibilidade de crédito barato para as empresas nascentes. Temos as maiores taxas de juros do planeta. Como é que poderemos competir assim? Como é que podemos esperar que nossas empresas, particularmente as de tecnologia, essas que podem fazer a diferença na nova ordem mundial, possam florescer em grande escala e fazer a nossa diferença?

 

continua...



- Postado por quem? Janethe Fontes Quando? 11:34

[ ]


[ envie esta mensagem ]


-------------------------------------------------------------------



continuação...

 

Sem pequenas empresas de tecnológia que possam vender seus serviços e oferecer seus produtos para as empresas maiores, forçam em ultima análise que essas últimas busquem por soluções externas. A rigor, isso não seria necessário, pois temos competência. Muitos não imaginam, mas o profissional brasileiro é muito conceituado no exterior e nossa eficiência e competência cada vez mais reconhecida.

 

É por isso que apóio plenamente o movimento "Quero Mais Brasil".

 

Transparência na arrecadação e maior eficiência na aplicação das verbas públicas já! Precisamos acordar este País. Ainda acredito ser ele um gigante... não adormecido, mas que precisa ser imediatamente reposicionado. O sucesso do Brasil é o nosso sucesso e o nosso futuro.

 

 

QUEREMOS UM BRASIL PARA NÓS.

QUERO DEIXAR UM BRASIL COM ORGULHO PARA NOSSOS FILHOS.

 

PAGAMOS TRIBUTOS MAIS DO QUE O SUFICIENTE PARA TERMOS UM PAÍS DECENTE E

DIGNO!

 

TRANSPARÊNCIA JÁ!

 

RESPONSABILIDADE FISCAL JÁ!

 

 


- Postado por quem? Janethe Fontes Quando? 11:34

[ ]


[ envie esta mensagem ]


-------------------------------------------------------------------